DURÔMETROS E INDICADORES ELETRÔNICOS / Durômetro Digital 3805B Shore-A
Padrões de Dureza e Acessórios para Durômetros
Padrões de Dureza e Acessórios para Durômetros Os padrões de dureza Starrett se destinam às escalas Rockwell, Brinell ou Vickers. Estão disponíveis em aço, latão e alumínio. Cada bloco tem número de série e certificado detalhando as condições... [ + ]
Descrição do produto
Opiniões sobre o produto
Fale conosco sobre este produto
Descrição do produto
Padrões de Dureza e Acessórios para Durômetros
Os padrões de dureza Starrett se destinam às escalas Rockwell, Brinell ou Vickers. Estão disponíveis em aço, latão e alumínio. Cada bloco tem número de série e certificado detalhando as condições ambientais nas quais foram testados. Apresenta leitura real, com as médias das leituras: valor mínimo, máximo e repetitividade.
São calibrados de acordo com os padrões ASTM E-18, ANSI (NCSL) Z540-1, (ISO) 10012-1, ISO/IEC guia 17025 e Mil-std 45662A.
Importante:
Estes padrões são fabricados a partir de barras quadradas de aço ou chapas de latão, diferente, portanto, das barras redondas comuns.
O uso de chapas proporciona uma superfície de trabalho mais consistente e precisa. Testes metalúrgicos têm comprovado que durante a produção de barras redondas, impurezas não metálicas da composição migram para o centro da barra. O nome científico para esta situação é segregação de carbonetos que tem como conseqüência leituras diferentes feitas no centro da barra daquelas feitas próximo às bordas. Alguns fabricantes remedeiam esta situação fazendo um furo no centro dos padrões.
Os padrões de dureza Starrett são projetados para uso de apenas uma das superfícies e o centro de uma impressão não deve estar a menos de 4 vezes o diâmetro da impressão (não menos de 2mm) das impressões adjacentes, bem como a menos de 2,5 vezes o diâmetro da impressão (não menos de 1mm) de distância da borda do padrão (NBR NM 146-1:1988 item 7.9).
Kits de calibração também estão disponíveis na linha Starrett. Nenhuma facilidade ao usar um durômetro deve ser aceita sem um kit de calibração. Estes são fornecidos com 3 a 20 padrões de dureza calibrados e com um penetrador numerado que foi usado na inspeção deses mesmos blocos. Se alguma discrepância for detectada no durômetro, estes kits ajudarão a determinar os procedimentos para resolver o problema.
|
|
* Os valores expressos não são absolutos mas eventuais variações
estão dentro de limites aceitáveis.
Opiniões sobre o produto
No Mundo
A Starrett Indústria e Comércio Ltda, uma multinacional de capital aberto, foi fundada no ano de 1880 por Laroy Sunderland Starrett na cidade de Athol, Massachussetts, EUA, onde localiza-se, até os dias atuais, a matriz da empresa. A Starrett, que possui patenteados instrumentos de medição como o Esquadro Combinado (1879), o Micrômetro (1897) e o Paquímetro (1906), é a responsável pelo fornecimento de ferramentas de precisão em todo o mundo.
Jamilton (06/05/2018 15:11:41)
AÇO COM DUREZA 45 A 55 HRC PODE FAZER NAVALHA COM ELE? ME AJUDEM OK? BELMACEDO22@GMAIL.COMResposta da Starrett: Olá Jamilton!
Para navalha utiliza-se uma classe de aços, específica, o razor steel. São usualmente aços inox com alto teor de Cromo, 13% e alto teor de Carbono, 0,6%, resultando na têmpera durezas acima de 63 HRC. Isso não quer dizer que antigamente não se fizessem navalhas com aço alto carbono, 1095, porém com dureza final alta, acima de 63 HRC.
Já que você vai fazer uma navalha, e não tiver um aço inox adequado, escolha um aço alto carbono, 1095 ou acima, aço de rolamento, 52100, disponível facilmente no mercado. O uso de aços médio Carbono, 1045 ou 1065 vai resultar em dureza final após tempera e revenimento, não superior a 45 HRC e a navalha perderá o fio com facilidade.
Edvan Santos da Silva (09/03/2015 23:00:00)
Ao analisar os materiais, tanto em suas formas geométricas quanto na capacidade técnica de se poder obter informações pertinentes ao seu uso e atribuição deste produto. Sendo assim parabenizo a Starret, pela competência em desenvolver um produto com tamanha qualificação técnica.