Retrospectiva 2012 - Starrett encerra o ano acima da média e projeta crescimento para 2013


Na contramão da indústria em geral, que encerra o ano com um recuo de 3,5%, conforme apontam os dados levantados pela última PIM-PF (Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a Starrett se despede de 2012 com um crescimento de 10% em volume de vendas, além de uma série de conquistas que permitem à empresa projetar um 2013 ainda melhor. O resultado é decorrente de um ano inteiro de dedicação, marcado por inúmeros investimentos, tanto em ações quanto em pessoas e tecnologias.
 
As primeiras grandes mudanças foram na parte operacional. Houve automatização dos processos, criação de novas células de produção e aumento da produtividade para reduzir custos. Desta forma, a Starrett conseguiu renovar 10% do seu portfólio e lançar grandes sucessos no mercado nacional, sempre priorizando o desenvolvimento de novas tecnologias. Os destaques foram os lançamentos da linha de trenas de bolso, do esquadro e da suta universal em aço inox, da serra de fita Advanz FS, das máquinas verticais de serra de fita S2510, S2530 e S2540, da lâmina de serra de fita bimetal Primalloy e das máquinas universais de ensaio FMS. 
 
Para transformar todos estes esforços em lucro, apostou em soluções de comunicação e marketing. Além das tradicionais campanhas publicitárias nas mídias que representam sua área de atuação no país, a Starrett promoveu um divertido concurso cultural no rádio e impulsionou sua participação nas redes sociais. Foi em 2012 que a multinacional ganhou maior notoriedade no Linkedin e alcançou a incrível marca dos 50 mil seguidores no Facebook, que atualmente é considerado o maior site de relacionamentos do Brasil.
 
Para tanto, foi preciso foco e inovação. A empresa escolheu os jovens universitários dos cursos de engenharia como seu público-alvo na internet e não economizou ideias ou iniciativas para cativá-los. Foi através do Facebook que a Starrett concretizou o patrocínio a 55 equipes da BAJA SAE Brasil, programa considerado uma das atividades extracurriculares mais importantes para os estudantes desta área.
 
O reconhecimento diante da sociedade a que pertence veio através do apoio a ações e eventos culturais, como apresentações de música e teatro, além do patrocínio a iniciativas que têm o objetivo de disseminar o conhecimento a partir do entretenimento, principalmente para a população mais carente, não só de Itu, onde a empresa está sediada, mas em toda a região. Aliás, a cidade que abriga uma das maiores fabricantes mundiais de ferramentas e instrumentos de medição, também foi contemplada com um presente muito especial da Starrett neste ano.
 
Conhecida como a cidade onde tudo é grande, Itu inaugurou uma “Praça dos Exageros” em agosto deste ano e para colaborar com a construção do projeto a multinacional instalou um escorregador em forma de trena gigante no espaço que tende a ser um dos principais pontos turísticos do interior paulista. O brinquedo conta com um boneco posicionado ao seu lado, onde os visitantes, adultos ou crianças, podem tirar fotos e registrar este momento de descontração.
 
Embora seja sempre importante fortalecer laços com a comunidade local, não foi somente na sede da sua fábrica no Brasil que a Starrett marcou presença em 2012. A empresa esteve em mais de 40 feiras de negócios ao longo do ano, cada uma em uma região do país e voltada para um segmento diferente da indústria. As principais foram a Feicon Batimat, Mecânica, Formóbile, Construsul, Mercoagro e Ficons, nas quais participou com estande.  Tudo para expandir ainda mais sua atuação no mercado nacional.
 
Isso sem contar que a Starrett também foi a patrocinadora oficial da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição de educação das Américas, que reuniu mais de 700 estudantes competidores no Centro de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A parceria tem tudo para continuar, já que é mais uma oportunidade que a empresa encontrou de contribuir com a formação destes jovens que serão os profissionais de amanhã.
 
Aliás, as perspectivas para o próximo ano são as melhores possíveis. O Diretor de Marketing da Starrett, Christian Arntsen, projeta um crescimento de 15% em volume de vendas para 2013. Para que isso seja possível a empresa continuará investindo todas as suas forças na ampliação do seu portfólio, na inovação das tecnologias, na melhora da qualidade dos produtos e do atendimento aos consumidores. Para ficar por dentro do que está por vir, acesse www.starrett.com.br.