Conheça 5 softwares mais utilizados na indústria


Diversos tipos de softwares dão suporte aos profissionais que atuam na indústria. Alguns deles são utilizados desde os estudos e seguem servindo como auxílio no exercício da profissão. Os programas desenvolvidos e aperfeiçoados com o tempo, servem como instrumentos eficientes na otimização do trabalho no que diz respeito à qualidade e praticidade. Conheça alguns: 

AutoCAD

O software criado pela Autodesk em 1982 ainda é uma das unanimidades entre os engenheiros e arquitetos para a elaboração de desenhos técnicos em duas dimensões (2D) e tridimensões (3D). Nas versões mais atuais o AutoCAD oferece a opção de visualização dos projetos em muitos formatos, sendo mais utilizado por engenheiros civis. É líder no mercado mundial e busca a liderança no mercado brasileiro durante os próximos 10 anos. Disponível em: http://autode.sk/1TIVr5G.

Ftool

Ótimo exemplo de software brasileiro, o FTOOL foi idealizado e desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 1991. É um programa de domínio público destinado à engenharia civil que trata do comportamento de estrutura e cálculos estruturais de treliças, vigas e outras muitas estruturas. É uma ferramenta com interface simples, mas com utilidade incrível, e por isso muito utilizada em diversas universidades do país. Disponível em: http://www.alis-sol.com.br/ftool/.

Powercalc

Programa criado pela Starrett auxilia na escolha da lâmina de serra de fita ideal para cada tipo de trabalho. Funciona como um guia para os usuários, pois dá todas as diretrizes necessárias para que o processo de corte seja realizado com sucesso e indica com precisão a velocidade, o tempo de corte e a refrigeração adequada para garantir maior vida útil das lâminas de serra de fita.  A boa notícia é que ele pode ser baixado em seu computador gratuitamente através do site oficial: http://www.starrett.com.br/powercalc/.

Scilab

Um dos softwares para engenharia mais utilizados para auxiliar em cálculos, o Scilab apresenta uma linguagem de programação com um ótimo nível e dá acesso a centenas de funções matemáticas, estrutura de dados e funções avançadas gráficas em 2D e 3D. Disponível gratuitamente em: http://www.scilab.org/

Sienge

O Sienge é um Software de gestão integrada especializado na construção desenvolvido pela Softplan, voltado para atender as necessidades de Construtoras, Incorporadoras e outras empresas do ramo. Abrange desde o acompanhamento de obras, controle de orçamentos, processo de compras até a gestão financeira e contábil das empresas da construção. Dessa forma, o Sienge é um software de gestão viável para empresas de todos os tamanhos. Acesse: http://www.sienge.com.br/.